Subscribe:

quinta-feira, 24 de março de 2016

O CHAKRA ESPLÊNICO - O SEGUNDO CHAKRA




Esplênico derivado do inglês "Spleen" que significa "Baço". Este chakra, em muitas literaturas é considerado um dos sete chakras principais e em via de regra, é mencionado como o segundo chakra em lugar do chakra sacro, porém os chakras são chamados de centro de energia por possuirem a qualidade de receber, armazenar e distribuir energia, assim sendo, necessariamente precisam estar ligados a uma das glândulas, o que não é o caso do chakra esplênico, mas pode ser mencionado com um importante chakra secundário, dada a sua função.


Localização = Acima do baço, região do baço, região superior do baço.

Correlação física = Não possui relação com nenhuma glândula. 

Pétalas = Numero indefinido de pétalas, podendo inclusive variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu desenvolvimento espiritual.
Bija Mantra = Não possui, mas pode ser usado o som do suspiro profundo.
Elemento = Todos os elementos interligados.
Cor = Várias cores, predominando o rosa bebê, o amarelo pálido e o verde claro.
Símbolo = Não há.



É o responsável pela energização do baço.

É considerado um "dínamo do corpo humano", pois é através dele que penetra uma parte da energia (prana) do ambiente. Bem desenvolvido, favorece a soltura do duplo etérico e, conseqüentemente, o desenvolvimento da mediunidade, bem como a soltura do psicossoma em relação às projeções da consciência.


Chakra Esplênico é o nome do segundo chakra que se localiza no baixo ventre, quatro dedos abaixo do umbigo.


Seu nome em sânscrito é Svadhistana, que significa segundo alguns autores "morada do Sol", segundo outros,"morada própria". Ele também recebe os nomes de Chakra do Hara, Chakra Sagrado e Chacra do Sacro.

A função básica do segundo chakra é filtrar e distribuir a energia vital. Ele também é responsável pela sexualidade - tanto por sua energia, quanto pelo prazer que ela proporciona – pela criatividade, pela reprodução e pelos relacionamentos, quaqlquer tipo, inclusive o relacionamento com o mundo físico.

O chakra esplênico é o chakra das emoções. Diane Stein em seu livro As Sacerdotisas, coloca este chakra relacionado ao corpo emocional e à projeção astral, conhecida também como viagem astral. Isto fica fácil de entender pois é este chakra que liga o corpo físico à alma.

É o chakra do movimento, da expanção. Rege o amor pela beleza, pelas artes, pelas relações, pelos sexo, pelos prazeres do mundo. É o responsável pela alegria de viver e também pelo nosso poder pessoal, que está intimamente ligado a nossa identidade profunda.

Neste chakra ficam armazenados nossos traumas inconscientes.

Quando não está equilibrado as disfunções mentais e emocionais deste chakra são: problemas relacionados à sexo, dinheiro, e controle em relação aos outros; solidão, ressentimentos, culpa, autocensura, depressão, vingança, ciúme, inveja, medo da rejeição, preocupações emocionais; vícios.

As disfunções físicas relacionadas ao chakra esplênico são: problemas no sistema reprodutor, como miomas, por exemplo, desordens menstruais e hormonais; problemas nas pernas, pés, bexiga, quadris, nervo ciático; hemorróidas, alergias, problemas de pele e no sistema imunológico.

O segundo chakra rege as glândulas sexuais e as gônadas. Sua nota musical é Ré, seu elemento é a água. Laranja é a cor correspondente a este chakra.

Suas pedras são âmbar, cornalina, calcita laranja e olho de tigre. Seus aromas são laranja, tangerina, ylang-ylang, gengibre e sândalo. Seus alimentos são todos os de cor laranja.

Para equilibrá-lo, ou mantê-lo equilibrado, podemos mantrar a vogal "ô", de preferência no tom de "Ré". Concentrar a atenção no chakra, visualizando a cor laranja. Pode colocar uma das pedras, limpas e energizadas, no chakra e acender um aroamatizador com um dos aromas que indiquei acima.



Na verdade, a função desse chakra ultrapassa em muito a função genital. Ele também controla as vias urinárias e as gônadas (glândulas endócrinas: testículos no homem; ovários na mulher) e é responsável pela vitalização do feto em formação (função essa que divide com o chacra básico). Aliás, a ligação desses dois chakras é estreita demais. Isso se deve ao fato de que parte da energia kundalini é veiculada do básico para dentro do chakra sacro. È por esse fator que alguns tibetanos consideram esses dois chakras como um único centro de energia.

Devido a sua intensa atuação energética na área genital, o chakra sacro normalmente é suprimido por várias doutrinas espiritualistas ocidentais, muito presas a condicionamentos antigos sobre sexualidade. Muitas delas colocam o chakra esplênico em seu lugar. O motivo disso é simplesmente o tabu em relação à questão sexual. É um absurdo, mas alguns autores de livros chegam a trocar os nomes dos dois chakras, chamando o esplênico de sacro ou o sacro de chakra do baço. Alguns chegam mesmo a tirar o bija-mantra do sacro e colocá-lo no baço, que nem mesmo tem bija-mantra em sânscrito.

Os orientais não sofreram a repressão sexual imposta aqui no ocidente pelo Cristianismo. Daí, não hesitaram em classificar o chakra sexual como um dos principais centros de força do campo energético. Porém, consideraram o chakra do baço apenas como um centro de força secundário. É por isso que eles falam em sete chakras principais. Aqui no ocidente, também fala-se de sete chakras principais, mas costumam exonerar o chakra sexual da classificação e colocar em seu lugar o chakra do baço.

O chakra do baço é importante na questão da absorção de vitalidade para o corpo, mas não é um dos centros principais. É apenas um repositor de energético que ajuda o chakra cardíaco a distribuir a energia pela circulação do sangue. Por isso ele nem mesmo é mencionado na tradição iogue como um centro importante.

No corpo físico o baço é uma víscera situada ao lado esquerdo do estômago, logo abaixo das costelas esquerdas. Retém células mortas da corrente sanguínea e as destrói. Também produz glóbulos vermelhos e brancos e transporta nutrientes para as células, via corrente sanguínea. Na medicina chinesa ele é considerado junto com o estômago como um órgão só, associado ao elemento terra.

Aqui no Ocidente, quem divulgou mais a questão do chakra do baço foi Charles Webster Leadbeater, discípulo de Blavatsky, colega de Annie Wood Bessant e seu colaborador direto na condução da Sociedade Teosófica nas primeiras tres décadas desse século. Ele era um clarividente respeitável e muito competente. Por conta do que via nos planos extrafísicos, escreveu dezenas de livros ("A Clarividência"; "O que há além da Morte"; "O Lado Oculto das Coisas"; "Os Chacras"; etc.).

Mas ele tinha vários problemas em relação à sexualidade, talvez pelo fato de ter sido reverendo. Por esse motivo, ele suprimiu o estudo em cima do chakra sexual (ele dizia que era um centro prerigoso para o desenvolvimento espiritual da pessoa) e colocou em seu lugar o chakra esplênico. A partir dele, outros autores ocidentais tomaram a mesma postura, esquecendo-se que o chakra do baixo ventre não é meramente um chakra de ativação da energia sexual, mas também um centro gerador e plasmador de vida, pois é por sua ação (conjugada com o chakra básico) que o feto é energizado e desenvolve-se. E é o controlador das vias urinárias (não é a toa que na tradição yogue ele está relacionado ao elemento água).

Resumindo: O Chakra sacro é no baixo ventre. O chakra esplênico é no baço. São chakras diferentes, mesmo.

Há muito mais chakras do que os sete principais. Há chakras secundários, nas palmas das mãos, plantas dos pés, pulmões, fígado, estômago, orelhas, mandibulas, ombros, joelhos, entre as escápulas (omoplatas) e espalhados por todo o corpo. E, em escala menor, pode-se dizer que, para cada poro do corpo há um pequeno chakra em correlação direta com o campo vibratório correspondente.


Nota: para limpar e energizar as pedras, o método mais eficaz é lavá-las, uma a uma, em áqua corrente, ou colocá-las numa drusa de ametista, ou ainda purificá-las com incenso, palo-santo, por exemplo, ou folhas de sálvia. Para energizá-las, expô-las ao sol da manhã. Detalhe: a pirita não gosta de água e a ametista não gosta do sol, energizar esta à lua.



Ref: http://annaleao.blogspot.com.br/2009/01/o-chakra-esplnico-o-segundo-chakra.html
http://www.verdor.org/projeciologia/esplenico.html



1 comentários:

PKoller disse...

Boa noite

Gostei muito das informações e como eu estudo muito a fundo sobre os chacras sei que as informações dadas aqui estão com uma qualidade muito boa. Porém, só acho que vocês deveriam colocar que o 2º chacra é o sacro ou sexual não que é o esplênico, pois no começo do artigo vocês mesmos escrevem que esplênico é do baço. Acho que ficou um pouco confuso principalmente para o entendimento de um leigo.

Obrigada