Subscribe:

terça-feira, 18 de julho de 2017

Benefícios da Canela



Canela é uma especiaria, obtida a partir da casca interna de várias espécies de árvores do género Cinnamomum (família Lauraceae), usado tanto em alimentos doces como em salgados. O termo "canela" também se refere à cor acastanhada da especiaria depois de moída. A canela obtida a partir da espécie Cinnamomum verum é frequentemente considerado como "canela verdadeira", mas a maioria canela que circula no comércio internacional é derivado de espécies relacionadas, em especial de Cinnamomum cassia, a "cássia". Por serem utilizada na produção da especiaria homónima, canela é o nome comum de mais de uma dezena de espécies do género Cinnamomum e das especiarias produzidas a partir do seu ritidoma. Apenas algumas espécies de Cinnamomum são cultivadas comercialmente para produção de especiarias.
Efeito na saúde
Estudos mostram que a canela pode diminuir o risco de danos cardiovasculares causados por uma dieta rica em gordura, ativando moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias do corpo. No estudo investigadores alimentaram ratos, durante 12 semanas, com uma dieta rica em gordura acompanhada de suplementos de canela. No final das 12 semanas, verificaram que os ratos pesavam menos, tinham menos gordura abdominal e níveis mais saudáveis de açúcar, insulina e gordura no sangue, em comparação com outro grupo de ratos que não receberam a canela com os alimentos ricos em gordura. Os ratos alimentados com canela apresentaram também menos moléculas envolvidas no processo de armazenamento de gordura no corpo e mais moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo dos danos do stress.

A canela pode ser usada como planta medicinal porque possui propriedades que melhoram a saúde do indivíduo.
Os principais benefícios da canela incluem:
1.     Ajudar a controlar a diabetes porque melhora a utilização do açúcar;
2.     Melhorar transtornos digestivoscomo gases, problemas espasmódicos e para tratar a diarreia devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
3.     Combater as infeções das vias respiratórias pois tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural;
4.     Diminuir a fadiga e melhorar o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao stress;
5.     Ajudar a combater o colesterol pela presença de antioxidantes;
6.     Ajuda na digestão, principalmente quando misturada ao mel porque o mel tem enzimas que facilitam a digestão e a canela efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
7.     Combater infeções das vias respiratórias ela tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural;
8.     Diminui o apetite pois é rica em fibras;
9.     Reduz o acúmulo de gordura porque melhora a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina;
10.         Melhora o contato íntimo porque é afrodisíaco e melhora a circulação sanguínea, aumentando a sensibilidade e o prazer, o que também favorece o contato sexual.
A canela pode ser utilizada de diversas maneiras, uma delas é polvilhar a canela em pó sobre sobremesas, cremes, mousses e mingau tendo assim todos os benefícios da canela em pó. Uma outra forma de consumir a canela é em forma de chá. Confira a receita do Chá de gengibre e canela para tosse.

Informação Nutricional da Canela
Componentes
Quantidade por 100 g de canela
Energia
252 calorias
Água
10 g
Proteínas
3,9 g
Gorduras
3,2 g
Carboidratos
55,5 g
Fibras
24,4 g
Vitamina A
26 mcg
Vitamina C
28 mg
Cálcio
1228 mg
Ferro
38 mg

Para ter todos os benefícios da canela para saúde basta o consumo de 1 colher de café de canela em pó por dia.
Como usar a canela
As partes utilizadas da canela são a sua casca, encontrada nos supermercados em forma de pau de canela, e o seu óleo essencial, que pode ser encontrados em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. Uma forma popular de aproveitar os benefícios da canela é tomar o seu chá. Para o chá:
Ingredientes:
·         150 ml de água
·         1 pau de canela
Preparo:
Colocar 1 pau de canela em uma xícara de água fervente, deixando repousar por 10 minutos. Depois consumir até 3 xícaras por dia, antes das refeições.
Polvilhar 1 colher de chá de canela em pó na salada de frutas ou na mingau de aveia são ótimas estratégias para baixar naturalmente a glicose do sangue, sendo útil no controle da diabetes e para emagrecer. Veja como fazer a dieta da canela para perder até 4 kg por mês.
Propriedades da canela
A canela tem ação antibacteriana, antiviral, antifúngica e antioxidante, ela ainda estimula as defesas do corpo, tendo ação antiespasmódica, anestésia e probiótica. Por isso, a canela é boa para melhorar a circulação, reduzir o colesterol, aumentar a resistência ao stress, melhora a ação da insulina, melhora a energia metal, a concentração e a motivação pessoal. Também é boa para secar o catarro, é rica em magnésio e controla a dor e a rigidez muscular.
Efeitos colaterais e contraindicações
Os efeitos colaterais da canela incluem alergias e irritação na pele, e não deve ser consumida em caso de úlceras gástricas ou intestinais. A canela também não deve ser consumida durante a gravidez porque favorece a contração uterina que pode levar ao aborto ou parto prematuro.



 Ref: https://pt.wikipedia.org/wiki/Canela
https://www.tuasaude.com

0 comentários: